Estante vazia: Por que baixar livros pela Internet virou mania?


Uma pesquisa realizada na última quinta-feira, dia 21, pela Federação do Comércio do Estão de S.Paulo revelou que 84% dos consumidores optam por produtos pirateados para economizar. As pessoas gastam menos de 10 reais por mês comprando cópias falsificadas e os itens preferidos são Cds de jogos e softwares.

Esses itens, além de Cds e DVDs de filmes e de música estão entre os mais procurados na Internet e vendidos nas ruas. Não deixa de ser significativa, no entanto, a busca por livros em versão digital, os famosos e-books, que por não se venderem nas ruas em formato mídia não entrou na pesquisa da Fecomercio sobre o motivo das pessoas buscarem pirataria. No entanto, existe um estudo a esse respeito.

Trata-se de uma pesquisa chamada Os impactos das bibliotecas virtuais sobre os hábitos de leitura e estudo realizada em 2008 por Marcus Vinícius Jacob que revela que os principais motivos para se baixar um livro em vez de comprá-los são:

Dificuldades financeiras:

- 50% da classe média (de 1.140 a 3.800 reais) prefere baixar livros pela internet ao comprá- los (28%).

- Quanto menor a renda (Até 380 reais), menos se compra (14% compram) e mais se empresta (26%). O número de fotocópias é o maior registrado, 6%.

- Tanto a classe alta (7.600 a 11.400 reais) quanto a baixa fazem download na mesma proporção (38%). Só que a alta compra mais do que todas as outras classe (54%).

Dificuldades geográficas e estruturais:

- Perguntados sobre por que não procurarem bibliotecas públicas, as principais alegações foram: Bibliotecas são longe ou de difícil acesso; o empréstimo de livros é restrito; falta de tempo – bibliotecas públicas só funcionam em horário comercial ( quando a maioria das pessoas está ocupada);

Além disso afirmaram que acervo deficiente, sucateado, pouco variado, desinteressante entre outros; praticidade de pesquisar e encontrar informações na Internet, inclusive livros; acesso a bibliotecas particulares como universidades e empresas.

- "Muitas pessoas acreditam, e a matemática confirma, que atualmente é mais fácil colocar um laptop nas mãos de cada criança do terceiro mundo que prover bibliotecas de qualidade em todos os municípios, batalha que vem sendo perdida ano a ano", declara o estudo.

Dificuldades editoriais (livros esgotados de catálogo).

- 35% dos usuários revelaram que raramente encontrariam os livros em outras fontes, que não downloads.

- A pesquisa revela ainda que 67% dos usuários procura por livros que mais lhe agradam, e não somente por best-sellers (13%).

Para baixar a pesquisa, click aqui.

Comments :

6 comentários to “Estante vazia: Por que baixar livros pela Internet virou mania?”
Unknown disse...
on 

ah, gente... bem mais pratico..

eu por exemplo, Tô lendo, morto até o anoitecer da Charlaine Harris (livro que baseia o seriado true blood) e infelizmente o livro ainda naum eh vendido em versaum traduzida... daí recorro a internet onde os leitores pacientes fazem atradução do livro e postam... hehe

muito mais pratico do que esperar sair a versaum em português e sem flr que num custa nada né (literalmente). kkkkkkkkkkkkk

outra coisa saum os livros da faculdade... baixo tudo... pow, num vou gastar 300 reais num livro sendo que eu posso encontra-lo na net por R$0,00.

hehe

Anônimo disse...
on 

odeio ler por computador. eu prefiro comprar, mesmo não tendo dinheiro para isso

Cleyton Bonamigo disse...
on 

É amigo.. Há vários benefícios em ter uma biblioteca virtual.

1º - Achar um conteúdo é só dar ctrl+f e digitar a palavra procurada.

Sem falar que não custa nada né, e tem uns livros por aí que o preço é absurdo.
Abraço.

Hique disse...
on 

Reconheço que compro cópias de cd e dvd de vez em quando, mas baixar livros, jamais...

Anônimo disse...
on 

Penso que o livro, pelo menos o de literatura nunca vai perder mercado para pirataria. Não em um nível elevado. O que acaba com os livros é a preguiça de ler. Eu ganho um salário mínimo e pelo menos 55% dele eu gasto comprando livros.

Abraço

Francisco Castro disse...
on 

Olá!

Deve-se observar que nem todos os livros necessários para a nossa formação e para muitas outras pessoas se encontram disponíveis da serem "baixados" da internet. Muitos livros, os melhores, não podem ser extraído da internet sem pagar nada por isso, podem ser adquiridos nas livrarias ou nas lojas virtuais.

Abraços

Francisco Castro

Postar um comentário

 

Quem sou

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Meu nome é Sidmar Jr. sou jornalista formado e afixionado por Blogs, Comunidades Virtuais e Novas Tecnologias. Trabalho na área de Webwriting em um portal de Intranet corporativa.

Entrevistas

BlogBlogs.Com.Br