Batalha contra a xérox: Editoras de livros encontram mercado sob demada!


A cópia (xérox) de livros causam um prejuízo de R$ 400 milhões por ano às editoras, segundo dados da Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABDR), em contra partida, o termo 'on demand' (sob demanda) tem ganho força na era digital. As pessoas estão percebendo que não é preciso ter um CD inteiro, se o que se quer ouvir é apenas uma música, e nem um livro inteiro, no que a intenção da pessoa é ler um capítulo para fazer um trabalho universitário.

No Brasil, o mais próximo disso é o projeto do site Pasta do Professor que permite a quem compra adquirir só o que quiser de um livro. Em um ambiente interativo, voltado ao público universitário, o site permite que as editoras filiadas disponiblizem seus livros de forma fracionada. No sistema, os professores podem criar uma pasta contendo uma bibliografia básica da própria disciplina, baseada nas obras oferecidas pelas editoras filiadas, e os alunos podem consultar e comprá-las de acordo com a necessidade.

A Isto É dinheiro desse mês publicou uma matéria sobre o empresário Kirby Best, que revolucionou ao investir no sistema "book on demand" (livro sob demanda). Hoje na Amazon, ele utiliza modernas impressoras que permitem a impressão de um livro por pessoa. Apesar de uma idéia original, vale ressaltar que parte do sucesso dela se deve ao fato de favorecer às empresas. Elas economizam dinheiro que gastariam com a produção de uma grande tiragem de obras, com o armazenamento delas, transporte e posterior devolução dos exemplares restantes -segundo a gráfica Bandeirantes, 21% de tudo que é produzido vai para o lixo.

Leia também:

>>(26/04/09)Estante vazia: Por que baixar livros pela Internet virou mania?


>>(1/05/09)Locadoras vazias

>>(10/03/09)Quem faz download é Criminoso?


Comments :

0 comentários to “Batalha contra a xérox: Editoras de livros encontram mercado sob demada!”

Postar um comentário

 

Quem sou

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Meu nome é Sidmar Jr. sou jornalista formado e afixionado por Blogs, Comunidades Virtuais e Novas Tecnologias. Trabalho na área de Webwriting em um portal de Intranet corporativa.

Entrevistas

BlogBlogs.Com.Br